Roma, 10 de julho de 2009
Queridos jovens e acompanhantes A.H.E:
Saudamos com muito carinho a todos vocês que acolheram o convite de Jesus para experimentá-lo, anunciá-lo e servi-lo em meio ao povo brasileiro.
Para nós, é motivo de alegria que este Encontro Internacional coincida com a Celebração do XVI Capítulo Geral, cujo eixo temático é: “Cultura, identidade, interculturalidade, universalidade, a partir de nosso horizonte de sentido: O Reino”.
A experiência que vocês se dispõem a viver tem muito a ver com este tema. Um encontro entre pessoas de vários países, com diferentes vivências e diversas formas de ver a vida, é um grande desafio para a interculturalidade. Ao mesmo tempo, há também o desafio da inculturação em um contexto multicultural, como é o do Brasil.
Arte, Humanismo e Espiritualidade se faz presente através do compromisso com os mais frágeis e pequenos da história.
Que a “missão” seja, para vocês e para aqueles que lhes darão um espaço em suas vidas, dias de buscas e respostas, de mãos que se abrem para dar e receber, encontro de culturas e línguas diferentes. Que cheguem a ser e sentir-se comunidade de jovens e religiosas que, em Companhia de Maria de Nazaré, encarnam uma Igreja ao estilo de Jesus: que compartilha e ajuda a partir da simplicidade, em pobreza, com humildade, fazendo de cada dia, de cada relação, uma escola onde o coração de cada um/a se deixa evangelizar… onde o olhar se educa para ver com os olhos de Deus… onde podem sentir com força que suas mãos estão feitas para erguer aquele que caiu, para sustentar outras mãos que estão aprendendo a escrever; para envolver a vida com afeto, com profunda ternura e compaixão pelas pessoas para as quais ninguém olha…
Como diz São Paulo nos Atos dos Apóstolos 17, “Jesus, que fez com que buscassem a Deus e O encontrassem, ainda que às apalpadelas, não está longe de nenhum de nós, pois nele vivemos, nos movemos e existimos”. Nesta certeza, o que vocês vão viver pode ser essa experiência de Jesus Ressuscitado, que marcará suas vidas, uma experiência profundamente pessoal e, ao mesmo tempo, essencialmente comunitária.
Esta foi a experiência de JOANA DE LESTONNAC, uma mulher que aprendeu a contemplar o mundo com os olhos de Deus. Conhecedora da problemática de sua época, deixou-se afetar por ela e, longe de paralisar-se diante das dificuldades, colocou mãos à obra para buscar respostas. Foi uma constante em sua vida o desejo permanente de buscar a vontade de Deus.
Cabe-nos continuar escrevendo a história; vocês, convivendo com o povo brasileiro; nós, escutando cada realidade e nela o querer de Deus para a Companhia de Maria nos próximos anos.
Deus irá ao seu encontro, não duvidem… esta é a fortaleza dos cristãos deste século e de todos os tempos. Não tenham medo, pois Ele, que os colocou a caminho, desde terras européias, americanas, africanas, asiáticas… irá ao seu encontro sempre.
Que, ao longo destes dias, vocês transitem pelas ruas e veredas com a alegria de quem se encontrou com o Ressuscitado; troquem palavras e gestos plenos de fraternidade. Que seus passos possibilitem ampliar os caminhos que conduzem da justiça à paz, este é seu itinerário.
Que Arte, Humanismo e Espiritualidade 2009 seja parte desta melodia que Deus está escrevendo em suas vidas. Desde aqui os acompanhamos.
Participantes do XVI Capítulo Geral